PAISAGEM DA ESCOLINHA

PAISAGEM DA ESCOLINHA
JARDIM

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

ENCERRAMENTO 2007 - IV PARTE - O MÁGICO DE OZ


O Mágico de Oz constituiu a quarta e última das apresentações dos alunos do MENDARA como encerramento do ano letivo de 2007. Como pode ser observado nas outras postagens, os alunos apresentaram em dias diferentes jogos dramáticos distintos. Os alunos de 5ª à 8ª desenvolveram trabalhos baseados nas obras lidas ao longo do ano ( Carlos Drummond, José de Alencar, Inglês de Sousa e Érico Veríssimo). Os alunos de 1ª à 4ª encenaram Mendara Canta Chico Buarque. O FAMA prestou homenagem àqueles que se destacaram nas atividades ao longo do ano. Por fim, o Pré-escolar trouxe ao palco da escola a peça O Mágico de Oz.
As apresentações, os cenários, as técnicas, os textos guardam o devido cuidado levando em conta os objetivos pedagógicos da escola.
O projeto didático prevê a utilização do teatro como instrumento de integração, de transmissão de valores, de participação efetiva dos alunos e do envolvimento da família no desenvolvimento social e cultural da criança.
Embora o dia da apresentação seja fundamental, muitos exercícios ao longo dos ensaios, expressam melhor o sentido didático do trabalho. No decorrer da preparação surgem descobertas, observa-se a disciplina, a leitura, o canto e a dança coletivos, a dedicação, a socialização dos alunos, os problemas de última hora, especialmente com o pré-escolar, como atores que mudam de papel às vésperas da apresentação, exigindo desdodramento e criatividade por parte das professoras, etc. Faz-se, deste modo, da Educação e da Arte um grande desafio que se transforma em um nobre e agradável jogo.
Antes da apresentação foram entregues os donativos da CAMPANHA DO LEITE, destinada ao projeto social da Igreja de Jesus Cristo Ressuscitado, sob a direção do pároco Cláudio Barradas, do conjunto Médici. O Sr. Orlando, representante do pároco, agradeceu as ofertas dos alunos.
Equipe de professoras do pré-escolar.
O palco ao ar livre do Mendara.
A presença marcante da família.
Arleisson e Ivana da 8ª série e Messias e Carol do antigo curso de Alfabetização comentam a peça. Os dois alunos da 8ª relembraram a montagem em 1999 de A Arca de Noé em que, como alunos da Alfabetização foram responsáveis pela apresentação da peça que iniciou o ciclo de montagens do pré-escolar. Arleisson e Ivana em 1999.
Os alunos da 8ª que estão deixando a ESCOLINHA e ingressando no Ensino Médio trocam idéias com os alunos que estão inciando o Ensino Fundamental. Carol, aluna da antiga Alfabetização, fez ao lado do Messias, a apresentação da peça.
Os alunos da 8ª reforçam a importância da música, do teatro, da Arte na formação de princípios e aconselham os colegas menores.
Alunos da 5ª à 8ª( Alessio, Grabriela, Regiane e Ivana ) fazem apresentação da música-tema da peça.
O balé das alunas do Baby da profa. Andreia anuncia o clima de fantasia e de sonho.

Totó - o cachorrinho de Dorothy.
Dorothy dorme observada por Totó.Dorothy e Totó caminham em busca da Terra das Esmeraldas.
Maternal dança o tema de Totó.
A dança da Fada.

Dorothy vai à procura do Mágico de Oz pedir ajuda para encontrar o caminho de volta para casa.

Dorothy encontra o Espantalho que queria ganhar um cérebro do Mágico de Oz para poder pensar. Jardim I dança o tema do Espantalho

Dorothy e o Espantalho encontram o Homem de Lata.O Homem de Lata que buscava um coração.
Jardim II dança o tema do Homem de Lata.


Dorothy, o Espantalho e o Homem de Lata encontram o Leão medroso. Os quatro amigos vão à procura do Mágico de Oz.
Jardim II dança o tema do Leão

Os quatro amigos encontram o Mágico de Oz.
O Mágico de Oz diz que os amigos precisam vencer a bruxa para poder encontrar o caminho de volta para casa.
Os alunos da Alfabetização dançam o tema da bruxa.
O espantalho monta um plano para vencer a bruxa e ensina ao leão.
Após os amigos derrotarem a bruxa, Dorothy acorda lembrando o sonho que teve.
Alunas da Alfabetização dançam o tema de Dorothy.
Que pena que acabou! Será que tia Paula já está pensando na festa do próximo ano?

Um comentário:

arthur cf. disse...

Gostei muito das fotos da peça do Magico de Oz muito boa organização.

So que gostaria de saber se vocês tem as fotos da Peça Wandemar Henrique do ano de (2006),e do Peixoto (2003)

Atenciosamente-Arthur Silva da Mata